quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os Dez Mandamentos e o Namoro - 2º Mandamento

"Não pronunciarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão." Ex 20,7

Olá irmãos e irmãs em Cristo,
Atrasei um pouco com a postagem, era para ter saído ontem... Mas não deu! É, para mim, um pouco difícil de relacionar no papel  o 2º mandamento de Deus e o namoro. Mas, brevemente, vou tentar falar um pouco deste mandamento e no final relacioná-lo ao relacionamento. Se você perdeu as outras postagens destas série, clique aqui.

"Senhor, nosso Deus, quão poderoso é teu nome em toda a terra" (Sl 8,11)

Não existe nada em toda a existência maior que Deus. Ele é nosso Rei. Logo, o seu nome é tão poderoso quanto Ele (Nosso Senhor) o é. Tudo deve ser feito em honra e glória do seu nome. Ao mesmo tempo, não devemos abusar da força de seu nome para coisas insignificantes. Devemos guardá-lo na memória em adoração amorosa e só devemos fazer uso dele para bendizer, louvar e glorificar ao nosso Criador.

"Não perjurarás... Eu , porém, vos digo: não jureis em hipótese alguma" (Mt 5,33-34)

O perjúrio é o ato de quebrar um juramento, e todo juramento por sua natureza empenha o nome do Senhor, mesmo que implicitamente. Porém, se você quebrar um juramento estará chamando Deus de mentiroso. E ao fazer isto pecamos pela blasfêmia contra Ele. Não jure e que seu "sim" seja sim, e o vosso "não", seja não.

E ai? Afinal, o que pode isso se relacionar com o namoro?


O nome de Deus é Santo. Mas, muitas vezes, o pronunciamos vagamente. Quando algo dá errado logo dizemos ou pensamos a velha expressão: "Ai, Meus Deus!". Por vezes, numa briga o casal pode se ofender rogando inclusive pragas um contra o outro. Homens por muitas vezes pronunciam a velha expressão a que me referi, quando veem uma mulher bonita na rua... Além de pecar contra o 2º, estará pecando contra o 6º e o 9º mandamento por tabela. Acredito que mulheres também fazem o mesmo quando veem homens e a punição é a mesma. 

Busquemos controlar nossa mente e nossa boca ao pronunciarmos o nome de nosso Senhor. E que ao fizermos o mesmo, que o façamos para adorá-lo.
E mais, um momento que devemos pronunciá-lo e não o fazemos é ao acordar e ao terminar o dia, quando o cristão deve rezar pelo sinal-da-cruz, "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém".
 Por isso, meus irmãos e irmãs, solteiros e casais, orem continuamente e ofereçam tudo o que fazem em nome do Senhor nosso Deus!

Que Ele possa abençoar a cada um de nós!
Até a próxima!

Wagner Brust
Namoro a Três

3 comentários:

  1. Os mandamentos e o namoro so vao ate o 5º?

    ResponderExcluir
  2. vai ter mais! porém estou em provas, entao só continua semana que vem!!!!

    ResponderExcluir
  3. segue o namoro a tres no twitter! @namoroatr3s dia dos namorados vai ter sorteio!

    ResponderExcluir