quarta-feira, 2 de março de 2011

Os Dez Mandamentos e o Namoro - 4º Mandamento

"Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá." Ex 20,12

Bom dia, Boa Tarde ou Boa Noite meus irmãos!

Mais uma quarta feira e eu aqui novamente para tentar falar um pouco do que entendo sobre os mandamentos. Espero que não cometa nenhum erro e se cometer, podem puxar minha orelha lá nos comentários. Mas se não errar, podem elogiar lá também. (risos)

Antes de começar, como sempre, se você não acompanhou as postagens anteriores é só clicar aqui. Caso contrário, continuem lendo e não se esqueçam de comentar.

Bom, mais um mandamento que não tem muito o que se falar. Ele é direto e claro.

De acordo com o quarto mandamento, Deus quis que, depois dele, honrássemos nossos pais e os que Ele, para nosso bem, investiu autoridade. CIC 2248

Logo de cara, o catecismo nos esclarece que ao cumprir este mandamento temos que além de nossos pais, obedecer as autoridades investidas por Deus à nós... Professores, padrinhos, avós, entre outros.
E também, devemos respeitar os doentes e os idosos pois a falta de atenção para com eles também causa o descumprimento da Lei de Deus. Vemos hoje pelas ruas, notícias que mostram filhos que matam seus pais, jovens que agridem idosos e doentes... Será que isto está correto?


Lógico que não! Todos somos iguais e nossos pais, depois de Deus são as pessoas mais importantes em nossas vidas.

"Aquele que respeita o pai obtém o perdão dos pecados; o que honra sua mãe é como quem junta um tesouro." Eclo 3,4-5

A Palavra é clara, respeita teu pai e honra tua mãe e será visto diante de Deus com bons olhos. Minha opinião é a de que no dia do Juízo, aqueles que tiverem respeitado seus pais terão direito até ao uso do corretivo em alguma linha do livro da Vida. (risos)

Qual relação disto com o namoro?

Bom, no namoro muitos casais passam a colocar o namorado na frente dos pais... Filhos fogem de casa afligindo os pais, discutem por causa do namorado(a) e coisas mais que não me vem à cabeça. Cara, se alguém te ama, ele não vai ficar feliz em te ver brigando com seus pais e nunca te deixará fugir de casa. Tudo tem seu tempo e o seu amor vai saber esperar, pois o verdadeiro amor é paciente, tudo espera.
Também existe caso em que o ciúme dos pais com o filho ou filha é evidente. Nestes casos procure ser compreensivo pois não deve ser fácil para os pais ver que os filhos crescem cada dia mais rápido e também existe o medo do seu filho ou filha se desiludir e se machucar.
Indo mais à frente, chegamos no casamento onde deixamos te dever obediência aos nossos pais, mas lembre-se sempre que o respeito deve continuar, pois foram eles que nos geraram e nos deram subsídios para sermos o que somos hoje.

"Honra teu pai de todo o coração e não esqueças as dores de tua mãe. Lembra-te que foste gerado por eles. O Que lhes dará pelo que te deram?" Eclo 7,27-28

Por fim, trate seus pais com o devido respeito e lembre-se que você e seu companheiro(a) um dia também constituirão família e desejarão ser respeitados e amados por seus filhos. Pensem nisso e tratem seus pais assim como gostariam que seus filhos os tratassem. E tenhamos sempre como modelo a Sagrada Família que é a mais perfeita de todas as famílias!

Que Deus nos abençoe, a nossos pais e a todos que devemos obediência nesta vida!
Fiquem com Deus e até a próxima semana.

Wagner Brust
Namoro a Três


Um comentário:

  1. Que a Sagrada Família sejam luz para os nossos passos. Precisamos ser gratos e saber ouvir os nossos pais, dividir as alegrias e as angústias, pois eles têm muito o que nos ensinar. A família é a nossa Igreja doméstica!

    ResponderExcluir