segunda-feira, 11 de abril de 2011

Passo a passo para uma boa confissão

Olá amigos,
a quaresma continua e a Páscoa se aproxima, segue então um postagem da rádio catedral RJ com os passos para uma boa confissão!


Jesus, em sua infinita misericórdia, demonstra um amor todo especial aos pecadores. Ele mesmo diz que “haverá, no céu, alegria por um só pecador que se converte, mais do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”.
Esse amor deseja curar e transformar nossa vida, tocar em nossas feridas, converter o mais íntimo do nosso ser, ou seja, nosso coração.
A confissão, que é o sacramento da penitência e da reconciliação, abre as portas para essa ação transformadora. Pois quando confessamos nossos pecados, nos reconciliamos com Deus e com a Igreja.
Para vivenciarmos esse momento de uma forma intensa e verdadeira, é necessário, em primeiro lugar, um profundo exame de consciência. Ele deve nos levar a duas atitudes concretas: o arrependimento e o propósito de não mais pecar.
PASSO A PASSO para uma boa confissão: 
Após um minucioso exame de consciência, através da oração, guiados pela luz do Espírito Santo, nos apresentamos ao sacerdote.
2 Fazemos o sinal da cruz e dizemos “abençoe-me, padre, eu pequei”.
Com a maior precisão possível, dizemos o tempo passado desde a última confissão, nosso estado de vida (solteiro, casado, viúvo, consagrado...) e se cumprimos a penitência recebida na última confissão.
4 Confessamos nossas faltas com simplicidade e humildade, expondo, primeiramente, os pecados graves (aqueles que mais intensamente pesam na consciência), sem perder-se em detalhes. Logo depois, confessamos também as faltas mais leves.
5 Acolhemos os conselhos e a penitência do confessor.
6 Rezamos o ato de contrição (espontâneo ou não) e o sacerdote pronuncia a fórmula de absolvição.
.
.Ato de contrição:
Senhor, eu me arrependo sinceramente de todo mal que pratiquei e do bem que deixei de fazer. Pecando, eu vos ofendi, meu Deus e sumo bem, digno de ser amado sobre todas as coisas.
Prometo firmemente, ajudado com a vossa graça, fazer penitência e fugir às ocasiões de pecar.
Senhor, tende piedade de mim, pelos méritos da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém.

Fiquem com Deus, uma boa confissão para  a Páscoa do Senhor e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário