quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um coração ferido não ama a si próprio


A marca registrada do cristão é a sua capacidade de viver o amor. Amar é a única opção que temos quando queremos viver conforme Jesus. Ou aprendemos a amar ou não podemos dizer que somos cristãos. Amar é imperativo, categórico. Por isso a cura dos ressentimentos também torna-se um imperativo para nós. Ou nos curamos e assim conseguimos amar, ou não amamos e não podemos nos dizer cristãos.

Ser cristão é ser diferente. O mundo não pode acolher nem compreender a serenidade do coração cristão. Jesus deixou bem claro que a paz que Ele nos dá, o mundo não pode receber nem entender. E o que somente a partir dessa paz é que podemos viver sem temor.

O cristão é alguém que assume no mundo a missão de amar sempre. A partir da experiência de Deus por nós somos chamados a testemunhar para o mundo a possibilidade de um relacionamento diferente, no qual ninguém oprima ninguém.

A grande causa dos problemas de relacionamento entre as pessoas está no distanciamento do amor de Deus. Ninguém consegue amar uma pessoa, limitada e fraca, se não tiver a experiência do amor de Deus. Quem não ama a Deus não se ama e não ama ninguém. 

Para curar o ressentimento é preciso fazer uma operação fundamental pelo amor. Num mundo onde as pessoas só amam aqueles que lhes parecem bons, Jesus nos chama a amar a todos, como Ele nos amou.

A primeira coisa que Deus faz em nossa vida é nos animar com um espírito novo. Sem esse jeito novo de enxergar a vida, a si mesmo e as outras pessoas, nunca teremos esse coração curado.

É preciso tocar no ponto crucial: o coração empedernido! Coração de pedra é uma expressão que nos revela a dureza que nosso coração vai experimentando e adquirindo à medida que deixamos de amar. 

O ódio produz essa dureza. E esse coração precisa ser substituído mesmo, agora por um coração de carne, um coração manso e humilde, semelhante ao Coração de Jesus. 

Somente a partir dessa experiência é possível observar a lei de Deus, guardar e praticar Seus mandamentos e ser cristão de fato.
Se não consigo amar, a partir de mim mesmo, já sendo ferido e machucado me é impossível amar o próximo. Eu posso e devo amar segundo o Coração de Jesus.

Um coração ferido e machucado não ama a si mesmo e não consegue amar mais ninguém.


(Trecho extraído do livro: 'A cura do ressentimento').

2 comentários:

  1. tudo q li aqui acredito ser verdade, adimito que estou com meu coração "fechado", amargurado e cheio de marcas. e hoje digo para mim mesma q não consigo mais amar, e que nem quero. na verdade esse foi um mundo escuro e distante de Deus q eu acabei criando em meu coração. so que cada vez mais percebo que isso não é a vontade de Deus, e q por consequencia só vou me afastando dele. eu ja tentei parar e peço sempre a ajuda de Deus para destruir esse mundo de escuridão que criei dentro de mim, eu quero muito poder voltar a ser sensivel e disposta a sempre amar, + parace que algo me impede, busco a Deus de tds as formas para tentar preencher esse vazio mas é como se tudo q eu fizesse fosse pouco, e não consigo de maneira alguma mudar... Me ajuda, PF?

    ResponderExcluir
  2. @Anônimo
    Olá amigo ou amiga. Estamos rezando por você... E busque a oração, pois só ela nos coloca perto de Deus, mesmo no pecado não devemos nos afastar d'Ele. Pois Ele é um Pai maravilhoso e misericordioso, sabendo nos entender. Caso queira conversar conosco, entre em contato pelo email.
    Não estamos aqui para julgar ninguem, pois também somos imperfeitos. Mas estamos aqui para juntos chegar ao céu!

    ResponderExcluir