quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Casamento: Qual a hora certa?


  • "Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher; e os dois farão uma só carne! Assim já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu"(MT 19,5-6)  



O casamento é um assunto que assusta vários jovens, principalmente os casais de namorados e muitas vezes os pais. Mas como saber quando está pronto para o casamento?
Primeiramente o casal deve ter consciência de que realmente se amam e querem estar juntos. A vida conjugal não é um mar de rosas, como muitas vezes é no namoro, nem sempre ótimos namorados serão bons companheiros conjugais. Não basta ser aquele namorado que vive dando presentes ou aquela "namorada chiclete", pois em ambos, "pode" haver algo errado. Não se ganha amor em presentes e muito menos há amor que sufoque, essas são atitudes desesperadas para suprir algo que não se pode dar, e muitas vezes é o amor.
Um fato que acontece em qualquer situação, mas no relacionamento a dois, as vezes é mais frequente, são as brigas. O que parece um ponto crucial e muitas vezes terminal para um relacionamento, pode sim, ser uma boa coisa, desde que saibam como lidar com essa situação.
Quantas vezes encontramos casais separando-se na primeira briga, literalmente, isso assusta a muitos e é para espantar mesmo, se não forem um casal amadurecidos na vida social e na fé. Tudo depente de como: entram em uma briga, o que acontece durante e como terminam, então vamos falar sobre cada um:
  •   O que faz vocês brigar?
Sentem e conversem sobre isso, busquem soluções, através do diálogo, vejam o que podem fazer, juntos, para parar com essa situação.
  • O que acontece durante a briga de vocês?
Durante a briga vocês gritam para todos ouvirem? Pois parem, isso afasta ainda mais um do outro, causa uma péssima impressaõ do namoro de vocês, além de trazer várias pessoas, que muitas vezes torcem para sua infelicidade. Busquem sempre dialogar antes de brigar e nunca se agridam, JAMAIS, isso faz perder o respeito pelo outro e traz a ignorância para o relacionamento.
  • Como vocês acabam a briga?
Sempre busquem dialogar para chegar a uma decisão sensata e justa. Botem todos os pontos da briga e principalmente as mágoas para que nada fique mal resolvido.
"É preciso conversar sobre os problemas com maturidade e respeito, numa busca mútua por resolver a causa do conflito, e não simplesmente colocar uma pedra sobre o assunto como se nada estivesse acontecendo. Não existe nada mais perigoso para uma relação do que acumular situação mal resolvidas. Com um tempo elas se transformam em mágoas."(Fonte: 10 respostas que vão mudar sua vida, Pe. Reginaldo Manzotti)

Contudo o casal deve prestar atenção aos sinais diários enviados por Deus, pois somente vocês saberão quando estarão preparados para compartilhar uma vida conjugal por toda eternidade.

                       "O que Deus uniu, o homem não separa." (Mt 19,6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário