domingo, 18 de março de 2012

Domingo da Alegria (Domingo "Laetare")

Bom dia amigos, domingo é o dia do Senhor e dia de missa... Para aquecer quem ainda não foi segue uma face-homilia... Mas lembrem-se que quem não foi na missa, vamos nos animar... Afinal, Domingo é o dia voltado pra Deus e a Liturgia hoje está maravilhosa.
Antes, leiam as leituras:

Primeira leitura (2º Crônicas 36,14-16.19-23)

Segunda leitura (Efésios 2,4-10)

Salmo (Salmos 136)

Evangelho (João 3,14-21) 

Depois de lerem, meditem a homilia:

A Páscoa do Senhor! Por isso a Igreja celebra o 4o. Domingo da Quaresma como o Domingo da Alegria (Domingo "Laetare") e de forma muito especial perceberemos esta alegria no Evangelho de Hoje onde Nicodemos vai conversar com Jesus à noite. Isso significa que o diálogo com Jesus vai o tirando das trevas para a Luz. Mas aprofundando um pouco as leituras vamos percebendo uma dicotomia: Fidelidade x Inidelidade.
A PRIMEIRA LEITURA reúne os 3 tempos da história da salvação: ALIANÇA DE DEUS – PECADO DO HOMEM – PERDÃO DE DEUS. Qual foi o pecado do homem, do povo da aliança/ INFIDELIDADE ao pacto da aliança através das múltiplas infidelidades: “imitando as práticas abomináveis das nações pagãs: profanação do Templo, zombaria dos enviados de Deus, desprezo de suas palavras”. Qual foi o resultado? “Destruição de Jerusalém e do Templo pelos caldeus e o cativeiro israelita em Babilônia nos tempos do rei Sedecias ( 586 AC ). Qual foi a atitude de Deus? O PERDÃO E A MISERICÓRDIA repatriando seu povo por meio do rei dos Persas.
O HOMEM FOI INFIEL – DEUS FOI FIEL: INFIDELIDADE e FIDELIDADE.
A história do povo da ANTIGA ALIANÇA se repete conosco, o povo da NOVA ALIANÇA. Infelizmente a nossa fé, como aconteceu com o povo de Israel, está eivada das “práticas abomináveis das nações pagãs”., como nos lembra o evangelho: “O julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más” Todos nós sabemos quais são estas ações más. Elas estão aí para todos verem: OS ATOS TERRORISTAS, OS ASSASSINATOS DE PRIMEIRO MINISTROS, JUÍZES E PROMOTORES, O NARCOTRÁFICO, O PARRICÍDIO, O MATRICÍDIO, O ABANDONO DOS BEBÊS RECÉM-NASCIDOS, A CORRUPÇÃO NO MUNDO POLÍTICO, JURÍDICO, EMPRESARIAL, COMERCIAL; AS IMORALIDADES DE TODOS OS TIPOS, A PROSTITUIÇÃO INFANTIL, O TURISMO SEXUAL, A IRRESPONSABILIDADE CONJUGAL E FAMILIAR ETC. 
Por que temos tanta facilidade em enumerar as más ações e tanta dificuldade em citar as boas ações?
Por que as MÁS AÇÕES são glorificadas. As BOAS AÇÕES são abafadas! 
É a inversão do que disse Jesus no EVANGELHO de hoje: “Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus”. COMO INVERTERAM AS PALAVRAS DE JESUS! Os que praticam MÁS AÇÕES saem por aí gabando-se delas: nos noticiários, nos jornais, nas novelas, nos filmes, nos programas de auditório, e não têm medo de que suas ações sejam denunciadas....( só têm medo das CPI ) 
Por outro lado, os que praticam o bem, muitas vezes fogem da luz porque TÊM VERGONHA de dizer que PRATICAM O QUE É CERTO, CORRETO, BOM E PURO...Ficam escondidos na escuridão da covardia! Mas há também os CAMALEÕES que vão mudando de cor conforme o ambiente...Dependendo da turma onde se encontra, ora estão a favor da INDISSOLUBILIDADE DO MATRIMÔNIO, ora estão a favor do DIVÓRCIO; ora a favor da FIDELIDADE CONJUGAL, ora a favor do ADULTÉRIO; ora a favor da HONESTIDADE, ora a favor da FALCATRUA E DA ESPERTEZA; ora citam pensamentos cultos, sábios, santos e abençoados; ora se enxafurdam na lama das BAIXARIAS, da PORNOGRAFIA, da INDECÊNCIA. Não têm a menor CONVICÇÃO, não têm a menor COERÊNCIA! Irmãos e irmãs. É PRECISO MUDAR ESTE QUADRO. Não podemos ter medo de termos posições e de defendê-las. Temos que ter fidelidade a Deus e a nós mesmos.
Mas, apesar de nossas infidelidades, DEUS PERMANECE FIEL! É o início da SEGUNDA LEITURA de hoje: “Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou quando estávamos mortos por causa de nossos faltas, ele nos deu a vida com CRISTO. É por graça que vós sois salvos!”
O QUE FAZER ENTÃO? O mesmo São Paulo nos dá a resposta no final da mesma SEGUNDA LEITURA, a carta aos Efésios: “Nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas que Deus preparou de antemão, para que nós as praticássemos”. A nossa FIDELIDADE vai transparecer nas nossas obras. Sim, porque não basta termos uma fé teórica e inativa. As boas obras são a nossa resposta ao CARINHO DE DEUS. Nossa fé é força positiva que difunde o que São Paulo chama de “os frutos das boas obras: amor, alegria, paz, paciência, mansidão, domínio de si”. São João dizia na sua PRIMEIRA CARTA: “Nós amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro. Amemo-nos uns aos outros já que Deus é amor. Todo que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, PORQUE DEUS É AMOR!”


Um santo domingo e fiquem com Deus!

Wagner
Namoro a Três

Nenhum comentário:

Postar um comentário