terça-feira, 16 de novembro de 2010

Superstição: "Não terás outros deuses diante de mim"

Olá pessoal, hoje estou aqui para conversar com vocês sobre um assunto que está dominando nossa sociedade mesmo que inconscientemente.
O primeiro mandamento proíbe prestar honra a outros afora o único Senhor que se revelou a seu povo. Proscreve a superstição e a irreligião. A superstição representa de certo modo um excesso perverso de religião; a irreligião é um vício oposto por deficiência à virtude da religião.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC 2111):  "A superstição é o desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe. Pode afetar também o culto que prestamos ao verdadeiro Deus, por exemplo, quando atribuímos uma importância de alguma maneira mágica a certas práticas, em si mesmas legítimas ou necessárias. Atribuir eficácia exclusivamente à materialidade das orações ou dos sinais sacramentais, sem levar em conta as disposições interiores que elas exigem, é cair na superstição."
Existem diversos tipos de superstição, como horóscopo, figas, trevos, gato preto, etc.
Vou tentar falar um pouco sobre cada um desses temas em posts posteriores, mas por hora, peço que fiquem atentos! Pois nós mesmo podemos cair nesta tentação... Não querendo ser machista, mas acredito que as mulheres estão mais suscetíveis ao horóscopo por exemplo. Conheço pessoas que se dizem católicas, mas não deixam de estar sempre acompanhando o seu horóscopo, quase que diariamente.
Passem a se comunicar mais com Deus, ao invés de se apegarem a vícios que não tem fundamento nenhum. Busquem a Cristo e orem dia e noite sem cessar, orem com suas vidas!
Que Deus nos abençoe e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário